domingo, 20 de novembro de 2011

Reclamar defeitos pelo telefone é uma tortura. Celular, Internet...quem aguenta?

A irritação é inútil. Só resta esperar.

     As reclamações são constantes. A internet está lenta; a internet caiu; a internet conecta e desconecta logo depois; meu celular não fala; minha conta veio errada; meu crédito sumiu (!), e assim por diante. Mas as empresas de banda larga, assim como as de telefonia, impõe suas regras e o cliente que se submeta a elas ou vá reclamar com quem bem entender. Até mesmo comprovantes de serviço com discriminação detalhada são difíceis de conseguir. Quando a pessoa pede um a uma empresa de telefonia, com o intuito de levar como prova a justiça para fazer uma reclamação, a telefonista diz que vai remeter para a residência do cliente em até 30 dias. E não adianta espernear. Não há a quem recorrer ou com quem falar pessoalmente para exigir uma providencia imediata. Só resta o telefone e ai começa de novo a via crucis da espera.
    Reclamar por telefone é realmente insuportável, mas talvez seja esse o objetivo: desestimular as reclamações. E quando a linha cai depois de 30 minutos de espera? Voce já esta com a orelha quente de tanto esperar e quando voce pensa que vai ser atendido a linha cai. Voce liga de novo e lá se vão mais 25 minutos até que finalmente a linha caia de novo e voce fique irritado e deseperado sem poder fazer nada. Não há um gerente para resolver o seu problema porque tudo tem que ser feito por telefone e resolvido com a atendente que não tem poderes para fazer nada além daquilo para o que ela foi programada. O cliente que se dane!
  É realmente um abuso e esse abuso conta com a conivência das autoridades governamentais do setor que tem algum interesse em favorecer essas empresas bilionárias e autoritárias.
       No caso da internet, por exemplo, é a mesma coisa. Se voce é cliente da West Internet, por exemplo, fica logo sabendo que reclamações só no Rio, e como sempre, por telefone. Pode levar uma semana para que a sua linha seja restabelecida, mas se voce atrasar um dia no pagamento do serviço, a west  cobra de multa 100%! É isso mesmo. 100% de multa se voce atrasar um dia! Mas os dias que voce perdeu sem poder trabalhar porque sua internet caia o tempo todo, não serão considerados como desconto a seu favor. E a data da visita do técnico? Eles vão chegar a qualquer momento sem que voce saiba quando. Não adiante tentar marcar uma hora. Fique plantado em casa até que eles apareçam. Isso pode levar de 24 a 48 horas. Se voce não estiver em casa (afinal voce não tem nada pra fazer, porque não ficou em casa?)), eles vão embora e relatam: ’não tinha ninguém em casa. Aí, começa tudo de novo e talvez voce ainda ouça: "Mas o Sr. é que não estava em casa!" Isso não é desleal? E porque não dizer desonesto? Cadê o tal do direito do consumidor? 
     Infelizmente, tudo isso é legal, porque esta autorizado pelo governo. Se você não estiver satisfeito, vá procurar os seus direitos, porque eles não estão nem aí. Nós temos que reivindicar a volta das lojas de atendimento, onde a gente podia recorrer ao gerente quando o funcionário não é capaz de resolver o problema. Atendimento por telefone é golpe, é um “chega pra lá” que as companhias dão nos clientes para que não possam exigir soluções imediatas para os seus problemas. Além disso, faz com que essas empresas lucrem mais.

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