domingo, 11 de dezembro de 2011

Cuidado! Gasolina barata pode acabar custando muito mais caro.

Não basta o preço. É preciso
avaliar a qualidade.

O aumento desenfreado da frota de carros flex no Brasil, combinado com a produção de etanol muito abaixo da demanda, tem feito com que na maioria dos estados do país o combustível vegetal custe, na bomba, acima de 70% do preço da gasolina, tornando seu uso desvantajoso para o consumidor, que é levado a reabastecer com o derivado de petróleo.

Então, na tentativa de economizar algum dinheiro, boa parte dos motoristas busca os postos com combustíveis mais em conta. Porém, o que eles talvez não saibam é que esta atitude pode ter um efeito totalmente contrário, podendo causar sérias avarias no motor e consideráveis prejuízos
É que para oferecer um preço baixo e atraente para a gasolina, os donos de postos desonestos comercializam o produto misturado com substâncias altamente prejudiciais ao veículo.
Teste de gasolina tem revelado
irregularidades 
Prova disso, somente no mês de setembro, a Operação Combustível Adulterado, da Agência Nacional do Petróleo (ANP), detectou o problema em 120 estabelecimentos na cidade de São Paulo.
O uso da gasolina “batizada” com subprodutos menos nobres do petróleo, como os rafinados (ou solventes), contribui diretamente para reduzir a vida útil do motor. Entre os danos, os resíduos da queima dos rafinados nas câmaras de combustão contaminam o óleo lubrificante, criando uma espécie de verniz no cárter, o que pode causar o entupimento da bomba responsável por fazer o óleo circular pelo motor. A lubrificação deficiente aumenta o atrito entre as peças móveis, que acabam seriamente danificadas.
“Fuja de postos sem bandeira”, alerta o especialista em motores Vinícius Losacco, 63 anos, proprietário da oficina mecânica que leva seu sobrenome (www.cco.com.br), fundada em 1925 e que hoje está em sua quarta geração da família. Para quem usa pouco o veículo, Losacco aconselha que não encha o tanque, mas também evite andar na reserva, para que a sujeira depositada no fundo não seja enviada para o motor. “Ao envelhecer no reservatório, a borra criada pela gasolina ruim pode entupir os bicos injetores. Se um ou mais deles travar aberto, pode provocar a vazão permanente de gasolina para dentro das câmaras de combustão, causando o calço hidráulico, o que resulta no travamento das peças móveis e até na perda definitiva do motor”, explica.
Para tentar reduzir estes riscos, ele recomenda que o consumidor só reabasteça com gasolina comum ou aditivada em postos de extrema confiança. 

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