sábado, 7 de janeiro de 2012

Árbitro afastado da Fifa resolve denunciar corrupção na arbitragem

Após ser afastado, Gutemberg resolve denunciar
corrupção na arbitragem

Gutemberg de Paula Fonseca, árbitro carioca, descobriu nesta quinta-feira que não faz mais parte do quadro da Fifa e resolveu atacar o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf), Sérgio Corrêa, o chamando de "mariquinha, mentiroso e corrupto" e insinuando que ele pedia um favorecimento ao Corinthians, campeão brasileiro de 2011.
O árbitro afirmou que o Sérgio Cortês exigia que os juízes ligassem para ele assim que fossem escalados para alguma partida. Durante o telefonema, o presidente passava algumas recomendações: "Ele inventou a situação de que quando o árbitro recebe a escala, deve ligar para ele e receber recomendações. Eu tenho provas para que essa sujeirada seja lavada. Eu, por exemplo, fui escalado para um jogo entre Corinthians e Goiás, em que o Corinthians ganhou por 5 a 1. E antes do jogo, ele disse assim: 'Vai lá, boa sorte. Vai apitar o jogo do Timão, hein' O que eu posso entender disso? Que se o Corinthians não ganha eu podia para o resto da vida não ser escalado. Ser punido e ficar fora. Tem muito mais coisa, tudo fundamentado e documentado com provas. A nossa relação começou a se acirrar porque parei de ligar", revelou em entrevista à rádio "Jovem Pan".
Gutemberg disse também que sua saída do quadro da Fifa foi um castigo por não seguir as "leis" do presidente: "Acho que voltamos aos tempos das Capitanias Hereditárias, mas na arbitragem brasileira. Ele é mentiroso, mariquinha e corrupto. Corrupção não é só a ação de seduzir por dinheiro. Mas ela é a ação de seduzir por presentes. Escalam um árbitro quando atendem aos anseios dele. Ele não convence que tenha sido por outro motivo que não seja o político, de interesse pessoal dele. Passei em todos os testes", afirmou.
No quadro Fifa desde o final de 2010, quando substituiu Péricles Bassols, Gutemberg foi árbitro com o escudo da instituição que menos apitou no Campeonato Brasileiro 2011.

Nenhum comentário :

Postar um comentário